Notícias > Contribuição Sindical

Seminário plural mostrou espírito de união

Membros de diversas áreas jurídicas e trabalhistas se reuniram para discutir

Membros da magistratura, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, trabalhadores, advogados, contabilistas, empresários e dirigentes sindicais se reuniram.

Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, destacou o caráter plural do evento: “O objetivo foi suscitar o debate, e isto logramos. Como foi visto nas palestras, não existe um entendimento único sobre o tema. Muita coisa ainda terá que ser discutida até chegar em um norte definitivo”, finalizou Chiminacio.

Para Paulo Rossi, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) do Paraná, a união de diversas categorias demonstra o espírito de união que precisamos reproduzir na sociedade brasileira, que está a cada dia mais dividida. “Estamos todos do mesmo lado, o da defesa dos trabalhadores em momento tão difícil como o que estamos vivendo, em que o nosso próprio Congresso Nacional, que nós mesmos escolhemos, estão lá atuando contra nós”.

Para Sérgio Butka, presidente da Força Paraná, o seminário foi importante, não apenas por tratar das mudanças da Reforma Trabalhista e dos recursos financeiros dos sindicatos, mas também para unir representantes do meio jurídico e sindical em prol da defesa dos trabalhadores. Para ele, as eleições serão a oportunidade de mostrarmos nossa força. “Será a oportunidade única de cumprir essa missão e finalmente reverter o corte de direitos da Reforma Trabalhista, além de barrar de vez as outras pilantragens que estão tentando nos empurrar. Vai ser essencial eleger neste ano representantes que tenham compromisso com nós, trabalhadores”.

E o convívio em ambientes de debate como o gerado pelo seminário é fundamental para avançar rumo a melhorias. O chefe da seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Busnardo, acredita ainda que “é importante espaços de discussão como este, para que estejamos ativos e atentos, para que haja equilíbrio nas considerações e para que tudo seja construído não só através da lei, mas do convívio em ambientes e espaços de conversa, como esse seminário”.

Veja as fotos dessa notícia