ACORDO SALARIAL DO SINDIMOC É O PRIMEIRO DO BRASIL QUE GARANTE ESTABILIDADE DE EMPREGO!

Conquista dos Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, filiados à Força PR, foi elogiada por dezenas de lideranças de todo o Brasil

Após três meses de um jogo duro e pesado, o Sindimoc, filiado à Força PR, conseguiu alcançar uma Negociação Salarial que mantivesse um direito fundamental dos trabalhadores: o EMPREGO! Este é o primeiro acordo com estabilidade na categoria de todo o Brasil. Na quinta-feira (26), na Superintendência de Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), o acordo foi assinado, com manutenção da data-base em 1º de fevereiro, aumento salarial, anuênio e o mais importante: garantia de emprego.

Confira abaixo os detalhes de tudo que foi negociado:

TUDO RETROATIVO!

O acordo garantiu a Data Base para 1º de fevereiro! O Sindimoc conseguiu a manutenção da Data-Base para 1º de fevereiro. Todas as diferenças nos salários, cartão alimentação e outros benefícios serão pagas retroativamente no salário de abril, que entra agora no começo de maio.

DOBRO DA INFLAÇÃO NO CARTÃO!

O valor do Cartão Alimentação passa a ser de R$600,00, com um aumento real no poder de compra recebido pelos trabalhadores. O aumento da mais de 4% de elevação, ou seja, o dobro da inflação. No Cartão que os motoristas e cobradores vão receber agora em maio já vai vir o novo valor mais os retroativos acumulados de fevereiro e março.

ANUÊNIO MANTIDO

O anuênio já está incorporado ao salário e vai CONTINUAR! A porcentagem segue crescendo em 2% ao ano, como antes. Mas agora, vai até o 7º ano de serviço, ou seja, 14%. Entretanto, aqueles que JÁ têm mais de sete anos e têm percentuais maiores no salário continuam com isso incorporado no salário. Para evitar perseguição e demissão dos mais antigos, os trabalhadores conquistaram a estabilidade de emprego.

MANUTENÇÃO DA JORNADA DE 6 HORAS

Com a manutenção da jornada de 6 horas, ao invés de aumentar para 7h20 como queriam os patrões, garantiu-se os empregos de milhares de trabalhadores. Como todos sabem, se a jornada subisse, de cada 5 trabalhadores, 1 seria demitido. Outras cidades, como São Paulo, já têm jornada de 7h20 e com isso milhares de pessoas perderam seus empregos. Aqui não!

ESTABILIDADE DE EMPREGO

Manter o emprego dos trabalhadores foi a MAIOR LUTA do Sindimoc esse ano, diante da situação de crise econômica que vivemos no Brasil. Foi o primeiro acordo na história do Brasil com essa garantia para a categoria. Estabilidade de emprego garantida no acordo!

A ESTABILIDADE DE EMPREGO para TODOS OS COBRADORES de ônibus, que são os mais ameaçados, e para motoristas mais antigos, que estavam constantemente sendo ameaçados por terem salários mais altos. O benefício vale para todos os motoristas com 45 anos de idade (ou mais) e com 10 anos (ou mais) de casa. Assim, os trabalhadores seguem com o anuênio em seus salários na porcentagem já alcançada e com a estabilidade de emprego, até 1º de maio de 2019. Em cidades como São Paulo e Campo Grande, os cobradores já foram extintos. Aqui não! Seguimos lutando para manter esses postos de trabalho. Ano que vem será uma nova luta pra renovar essa estabilidade!

AUMENTO NO SALÁRIO

O piso salarial dos motoristas, para quem está entrando agora, passou de R$ 2.334,13 para R$ 2.380,81. Já para os cobradores o valor subiu de R$1.322,21 para R$1.348,65. O aumento contempla a inflação do período, calculada pelo IBGE (1,81%) mais aumento real.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O acordo garante que as empresas sejam obrigadas a oferecer cursos de qualificação profissional no SEST SENAT para os trabalhadores que desejarem aperfeiçoamento. Uma forma inteligente de fazer frente ao constante avanço da tecnologia e mudança nas organizações do trabalho! São cursos na área de Transporte, Informática, Segurança, Meio Ambiente e muito mais!

Confira a repercussão nacional do inédito acordo fechado pelo Sindimoc:

“Em meio à turbulência de crise e retirada de direitos, motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana conseguiram um acordo que mantém a dignidade do trabalhador”

SÉRGIO BUTKA, Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim), do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e da Força Sindical do Paraná.

“Não temos notícia de outro acordo nesse setor que tenha garantido estabilidade nominal de empregos”

SANDRO SILVA, Economista e Supervisor Técnico do Dieese Paraná

“O Sindimoc atuou duro e conseguiu garantir o bem mais precioso para um trabalhador, seu emprego”

JOÃO BATISTA DA SILVA, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

“Garantir a estabilidade nominal de emprego, ou seja, a proibição das demissões, é uma vitória histórica que com toda certeza vai ser tornar uma referência em todo o Brasil. Vocês de Curitiba mostraram que esse caminho é possível! Parabéns!”

VALDIR PESTANA, Presidente da Federação dos Rodoviários do Estado de São Paulo, entidade que congrega centenas de entidades e representa mais de dois milhões de trabalhadores paulistas

“A estabilidade de emprego é o sonho de todos os trabalhadores nesses tempos sombrios de crise econômica. Parabéns ao Sindimoc por essa conquista!”

MIGUEL TORRES, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), que representa mais de 2 milhões de metalúrgicos do Brasil

“Parabéns aos motoristas e cobradores da Grande Curitiba que, mesmo com o Brasil batendo recordes de desemprego, conquistou um acordo que proíbe as demissões sem justa causa!”

SANDRO LUÍS VIEIRA ABBADE, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre e Região