Metalúrgicos da Força se reúnem em Curitiba para avaliar estratégias e combater práticas antissindicais

Em Curitiba, Metalúrgicos do Paraná se reuniram na tarde desta segunda-feira (14) para mais um encontro da diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim), entidade filiada à Força que atua no auxílio às entidades sindicais da categoria metalúrgica na luta por melhores condições de trabalho e salários. No encontro realizado na sede dos Metalúrgicos da Grande Curitiba estiveram presentes metalúrgicos de todo o estado, filiados à Federação.

Durante o encontro, o combate às práticas antissindicais deram o tom da conversa. Alinhando inclusive as estratégias do movimento do Paraná em relação aos próximos acordos, já que, se chegou ao entendimento de que só é possível se fazer um bom acordo para o trabalhador se de fato ele está bem representado. Mas, para que ele esteja bem representado, é essencial que as empresas permitam que ele participe do Sindicato e de suas mobilizações, situação que não vem ocorrendo em muitas empresas do estado.

Como proposta para combater estas práticas, a diretoria da Fetim alinhou o do 1º Seminário “Como Combater as Atitudes Antissindicais das Empresas Depois da Reforma Trabalhista”, previsto para o próximo dia 22 de maio, quando dirigentes sindicais de todo o estado receberão formação para identificar, combater e denunciar essas práticas contra os trabalhadores.

“É muito importante que iniciativas como essa ocorram, porque precisamos cortar o mal pela raiz o quanto antes. Precisamos formar as lideranças para agirem rapidamente ao se deparar com uma prática antissindical reaja rapidamente, evitando assim que o trabalhador sinta na pele os prejuízos destas ações descabidas”, destaca Sérgio Butka, presidente da Fetim, da Força Sindical do Paraná e dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Acordos individuais e arrecadação

Também foram debatidos pelos presentes o volume de arrecadação de cada sindicato e como proceder com esta arrecadação. Acordos já fechados em cada região, bem como o desafio para cada sindicato que forma a Fetim, também foram alvo de intenso debate dos lideres sindicais presentes na reunião.

“Estes encontros também fazem parte deste esforço de qualificação do movimento sindical paranaense. Debatemos e alinhamos estratégias que vão impactar diretamente na vida dos trabalhadores do Paraná, por isso é importante realizar este tipo de informação e debate regularmente, como temos feito aqui na Federação”, finaliza Butka.

A reunião é mais uma in inciativa da Fetim – Federação dos Metalúrgicos do Paraná, responsável por:

Fetim

O papel da Federação dos Metalúrgicos do Paraná é ajudar as entidades sindicais da categoria metalúrgica na luta por melhores condições de trabalho e salários.

A Fetim também atua:

- Na organização das entidades sindicais do estado.

- Na organização de palestras e debates.

- No suporte em negociações e mobilizações.

- Na melhoria da qualidade de vida da classe trabalhadora.

Veja o vídeo:

Veja as fotos dessa notícia