Participe do XIII Encontro de Secretariado do Paraná

O Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado, filiado da Força Paraná, promove o XIII Encontro de Secretariado do Paraná.

O evento será realizado no dia 29 de setembro, em Curitiba,  a partir das 13:00hs, n0 SENAC, que fica na Rua André de Barros,  750.

As inscrições devem ser realizadas AQUI.  Mais informações podem ser solicitadas através do whatsapp (41) 99682-8883

Confira a programação:

Informações essenciais sobre a PROFISSÃO do SECRETARIADO

• A Profissão está regulamentada há 30 anos (Lei 7377, de 30/09/85 e Lei 9261, de 10/01/96).
  • Existem em todo país cursos de secretariado: técnicos, tecnólogos, bacharelado e Pós-Graduação.
  • O Ministério do Trabalho e Emprego definiu e atualizou, em 2000 e 2010, a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, posicionando, de maneira mais clara, a profissão do Secretariado.
  • Para atuar na área, o Profissional de Secretariado precisa obter seu Registro Profissional (SRTE), junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
  • São 2 milhões de profissionais do secretariado em todo país.
  • Há 18 anos existe um movimento que busca e luta pela criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Secretariado.
  • Desde 1988, ocorrem negociações anuais de Acordo, Convenção e Dissídio Coletivo de Trabalho, garantindo o piso salarial da profissão e demais benefícios para melhoria das condições de vida e trabalho.
  • A sociedade moderna exige que o código de ética dos profissionais que gerenciam informações tenha força de lei.
  • O profissional de secretariado exerce função de confiança, em razão de suas atribuições.
  • Estes profissionais são gestores de informação em um mundo em que a era do conhecimento tem valor imensurável.
  • São também gestores de resultado, porque assessoram os níveis decisórios, monitoram objetivos e metas, fazendo a gestão de pessoas e processos de trabalho.
  • Enquanto agentes de mudança, atuam como elo e exercem o papel de formadores de opinião e de facilitadores da gestão da mudança nas organizações.
  • São agentes de responsabilidade social, porque agregam ao papel profissional à missão de cidadãos, usando de sua influência para disseminar atitudes éticas e saudáveis, em prol da sustentabilidade do planeta.
  • Nos EUA ocorre anualmente o Evento EFAM – Educational Forum and Annual Meeting da IAAP – Leading Administrative Professionals.
  • A cada vez que a imagem do profissional de secretariado é distorcida, há ações para reverter esta situação, com o objetivo de conscientizar a sociedade (instituições governamentais, empresas e mídia) sobre a importância da profissão. Em casos extremos, os atos que buscam denegrir a profissão são denunciados junto ao CONAR – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária.
  • Eco Sustentabilidade - desafio ao Secretariado para que assuma a ecoeficiência como uma de suas responsabilidades no dia a dia corporativo.
  • O Secretariado está presente nas redes de relacionamento, com o objetivo de promover a profissão e agregar os profissionais adeptos desses canais: Facebook, LinkedIn e Twitter.
  • O Grupo de Estudos Secretariando incentiva discussão sobre temas de gestão de carreira, oferecendo uma oportunidade aos profissionais de secretariado para exporem suas experiências e compartilharem conhecimentos visando a promoção do contínuo desenvolvimento e difusão da profissão. Como resultado dos estudos deste grupo, foi lançado em 2013, o livro Competências Especiais para o Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo.
  • O Profissional de Secretariado tem, no mercado, vários Fóruns, Conferências,Cursos, Palestras, Workshops e Seminários para sua capacitação, atualização e aprimoramento.